Congresso Científico

DSC 0064JUSTIFICATIVA

A Iniciação Científica é um instrumento que permite introduzir os estudantes na pesquisa científica. É  a possibilidade de colocar o aluno desde cedo em contato direto com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa. Nesta perspectiva, a iniciação científica caracteriza-se como instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de um projeto de pesquisa e constitui um canal adequado de auxílio para a formação de uma nova mentalidade no aluno. Em síntese, a iniciação científica pode ser definida como instrumento de formação.

 

Nesse sentido, o Centro Educacional Maria Cardoso Ferreira incentiva o seu aluno e docente à pesquisa científica no decorrer do ano letivo. 

PÚBLICO ALVO

O público que abrange a Jornada Científica é constituído de alunos do CEMAC, desde as séries iniciais  à terceira série do Ensino Médio.

OBJETIVO GERAL

Despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes, mediante sua participação em projetos de pesquisa, introduzindo o jovem no domínio do método científico;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Proporcionar ao aluno pesquisador a aprendizagem de técnicas e métodos, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa;
  • Despertar no aluno pesquisador uma nova mentalidade em relação à pesquisa

METODOLOGIA

A Jornada Científica é desenvolvida durante o ano letivo. Cada grupo de alunos escolhe uma temática de pesquisa de acordo com o tema pedagógico do ano em curso. O grupo no decorrer da pesquisa é  orientado por dois professores. A entrega do trabalho escrito nas normas da ABNT e a apresentação pública da pesquisa acontecem em data predefinida no calendário escolar.  

AVALIAÇÃO

Realizada continuamente pela coordenação pedagógica, direção, professores e toda a comunidade escolar envolvida buscando sempre o aprimoramento das atividades oferecidas.