2º Encontro da Escola de Pais da Escola da Inteligência em 2017 discute o tema: “Construindo Autonomia em Família”

Aconteceu na noite de ontem, 22, às 19h30min, no Auditório do Centro Educacional Maria Cardoso Ferreira – CEMAC o segundo encontro da Escola de Pais da Escola da Inteligência, ministrado pela Consultora de Ensino do Instituto Augusto Cury, Sandra Gleize Hoffmann.

Para recepcionar os pais os alunos, Richard Henrique de Oliveira Alves e Maria Luisa Antunes, em seguida um momento de reflexão e oração feita pelo aluno da 3ª série do Ensino Médio, Eduardo Silva.

E I 2

Foi apresentado pelas alunas da 8ª série “B” do Ensino Fundamental II, Julia Szychta e Gabriela Benedetti, a atividade realizada na disciplina da Escola da Inteligência pela turma, trabalhando com o tema “HONESTIDADE”. Com o objetivo de testar a honestidade dos alunos, eles colocaram no corredor da escola, brigadeiros à venda, sem a presença do vendedor, somente com uma placa que indicava o valor e uma urna para colocar o dinheiro. O resultado apresentado, mostrou que 89% dois alunos que pegaram os brigadeiros, depositaram o valor, e 11% dos alunos, não depositaram. De acordo com as alunas, a turma esperava um número menor de não pagantes, mas todos ficaram felizes com o percentual de pessoas honestas. O dinheiro arrecadado pela turma foi doado a 3ª série do Ensino Médio para a festa de Formatura.

Após as apresentação da atividade, foi dado início ao estudo da noite do livro “Em Família - Desenvolvendo Inteligência Socioemocional”, onde Sandra apresentou aos pais neste encontro o capítulo 2 do Livro com o tema: “Construindo Autonomia em Família”, que refletiram sobre: Autonomia, Quando Dizer Sim e Quando Dizer Não, Quando os Filhos Saem de Casa, Como Desenvolver Autonomia Utilizando o Código da Resiliência. Ao fim, a consultora propôs aos pais que realizassem um Café Filosófico em sua família, onde se deve perguntar a cada membro: Qual foi seu maior desafio? De que forma você conseguiu superá-lo? Se ainda não superou, que tipo de apoio gostaria de receber?

E I 2 OK

Encerrando este momento, os presentes cantaram juntos, os parabéns para as aniversariantes do dia, a aluna Maria Cristina Zanolla e a mãe Sueli Kuroda.

COMUNICADO – Dificuldade para emissão de boletos

Boletos ok site

Informamos que o Centro Educacional Maria Cardoso Ferreira disponibiliza os boletos para pagamento pelo site da Instituição. Se porventura houver alguma dificuldade para emissão, favor entrar em contato com a instituição pelo telefone (77) 9 9804-4736 ou por e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. falar com Flávio.

CEMAC inicia série de palestras sobre profissões para os concluintes do Ensino Médio

Na manhã desta sexta-feira, 09, os alunos da 3ª série do Ensino Médio se reuniram no auditório da biblioteca da escola para participaram da palestra “Psicologia como Ciência e Profissão” ministrada pela psicóloga Renate Maria Wieczorek.

Palestra Psico 3º

Essa palestra é a primeira de uma série de palestras sobre profissões que os concluintes do Ensino Médio irão participar até o fim deste ano.

O momento é reservado para os alunos conhecerem mais sobre as profissões e tirarem dúvidas a respeito.

Arraiá 2017 do CEMAC comemora 10 anos da escola: CEMAC semeando educação e cultivando valores

Na noite da última sexta-feira, 02, o Centro Educacional Maria Cardoso Ferreira realizou o Arraiá 10 Anos do CEMAC, o tema do melhor São João de Luís Eduardo Magalhães, vem homenagear os 10 anos de história da escola: “CEMAC: 10 ANOS SEMEANDO EDUCAÇÃO E CULTIVANDO VALORES” onde a temática tem como objetivo celebrar os 10 anos de missão educativa do CEMAC e reconhecer a pluralidade humana existente na escola.

Arraiá 2017 1

Comemorando 10 anos no último dia 27 de maio, o CEMAC iniciou suas atividades no ano de 2007, pautado em um grande diferencial, o método Preventivo da Rede Salesiana de Escolas. O nome é uma homenagem da filha Maria Angélica Cardoso Ferreira Sousa à mãe, Maria Cardoso Ferreira, idealizadora da Sociedade Educacional Arnaldo Horácio Ferreira e esposa de Arnaldo Horácio Ferreira (in memoriam), fundador de Mimoso do Oeste, hoje, Luís Eduardo Magalhães.

Iniciando o mês de junho, o mês de Santo Antônio, São Pedro e São João e comemorando esta data tão importante, a família CEMAC reuniu na Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida (Gruta) milhares de pessoas para festejar juntos essa data com muita alegria, diversão, barracas com comidas típicas, brinquedos, as melhores quadrilhas e o Grande Show com Gustavo Braga.

Nas comemorações deste ano o público pôde prestigiar as quadrilhas apresentadas pelos alunos da escola, os pequenos da Educação Infantil I, II e III apresentaram a dança junina com as músicas Trem do Forró e Fogo fogaréu, “O céu ta todo estrelado... Pintadinho de balão! A fogueira, está queimando, é noite de São João! Meu coração bate acelerado, pois é o Arraiá, dos 10 anos do CEMAC”.

Arraiá 2017 2

Em seguida o Ensino Fundamental I em sua quadrilha representou as “Mulheres Rendeiras” mirins, que é uma das mais famosas canções folclóricas da música brasileira, composta, em 1922, pelo próprio Lampião, famoso bandoleiro do Nordeste do Brasil, considerado o “Rei do Cangaço”. Continuando com o Ensino Fundamental I do 1º ao 5º os alunos trouxeram para o arraiá a quadrilha junina: “São João na Terra”.

Arraiá 2017 2. 4

Arraiá 2017 2.3

Os alunos do Ensino Fundamental II até o 8º ano apresentaram a grande quadrilha junina com a dança “Viva São João do CEMAC”.

Arraiá 2017 2. 5

E por fim, a grande atração da noite a “Quadrilha Junina CEMAC SHOW” composta pelos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio que tiveram a honra e responsabilidade de abrilhantar a festa junina, concluindo todas as apresentações da noite representando a dança da quadrilha com o tema: SÃO JOÃO MULTICULTURAL – 10 ANOS DO CEMAC.

Arraiá 2017 2. 7

No CEMAC o multiculturalismo transforma-se num lindo arco-íris multicor, onde todos aprendem a conviver com a diversidade cultural, respeitando as diferenças. No seu espaço educacional o CEMAC acolhe famílias de todos os recantos do Brasil e países estrangeiros. E assim, quando falado em diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, linguagem, entre outros aspectos, representando o São João Multicultural a quadrilha CEMAC SHOW trouxe a representatividade do povo do Sul através da dança gaúcha, do Goiás representado pela dança catira e da Bahia representada por Lampião e Maria Bonita.

Arraiá 2017 2. 6

Com este lindo tema a quadrilha CEMAC SHOW abrilhantou o melhor São João de Luís Eduardo Magalhães, com muita alegria e responsabilidade fecharam com chave de ouro as apresentações, que em mais um ano tiveram direção do quadrilheiro e Coreógrafo Mauro Sérgio.

Após as apresentações, a família CEMAC recebeu ao centro do evento um grande bolo, e todos juntos em um só coro cantaram os parabéns pelo 10 anos de história do CEMAC.

Arraiá 2017 2. 8

E o melhor e maior arraiá de Luís Eduardo Magalhães continuou ao som de Gustavo Braga que animou a todos.