Proposta Pedagógica

O Centro Educacional Maria Cardoso Ferreira – CEMAC tem por fins educativos questionar e romper com a estrutura político-econômica e social vigente, acreditando no eixo básico que sustenta o trabalho pedagógico é o comprometimento do sujeito com a construção do conhecimento. Esta construção dá-se pela mediação do sujeito com o objeto de conhecimento através da cooperação, da emoção e da cognição.  Através da educação escolar, cremos que é possível a construção de uma sociedade mais justa, que respeite as diferenças, que garanta espaço para que o individual possa emergir no social, favorecendo, dessa forma, a garantia dos direitos humanos. 

O Projeto Pedagógico parte do entendimento que os tempos e espaços escolares de convivência, de ensino e de aprendizagem pautam-se pela ética e constituem-se a favor do bem maior que é a vida.

Sob esse enfoque, cabe aos professores funcionários e Especialistas em Educação, que atuam no Centro Educacional Maria Cardoso Ferreira - CEMAC, a tarefa de garantir a circulação do conhecimento, da multiplicidade de pensamentos, bem como a humanização nas relações decorrentes dos processos de ensino e de aprendizagem. O princípio que norteia as ações relaciona-se à formação de um sujeito-aluno consciente, crítico e autônomo que saiba respeitar os limites construídos e se responsabilize por suas atitudes. Além disso, que seja capaz de  analisar e interpretar a realidade, situando-se na sociedade e posicionando-se na busca de alternativas para transformá-la.

A ação pedagógica do CEMAC está comprometida com a formação do “Bom cristão e honesto cidadão” através do respeito à dignidade da pessoa humana, garantia a igualdade de direitos, incentivo a participação e cultivo da solidariedade.